SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Ao Brasil dos meus sonhos: feminismo e modernismo na utopia de Adalzira BittencourtAngelita La Escapía e a fotografia viva de Marx: feminismo e passados presentes em Almanac of the Dead índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

ABDEL-MONEIM, Sarah Grussing. O Ciborgue Zapatista: tecendo a poética virtual de resistência no Chiapas Cibernético. Rev. Estud. Fem. [online]. 2002, vol.10, n.01, pp.39-64. ISSN 1806-9584.

A circulação global, entre 1994 e 2001, do neo- zapatismo e do ativismo solidário não- indígena como símbolos de resistência no ciber- espaço sugere a necessidade de novas formas de leitura dos movimentos sociais na era digital. Uma leitura feminista do binarismo local/global do espaço discursivo em torno da rebelião maia em Chiapas tanto afirma quanto contesta teorias predominantes pós-modernas sobre a relação entre corpo humano e tecnologias cibernéticas. Esse espaço híbrido transgride e confirma fronteiras entre ator/atriz e audiência, escritor/a e leitor/a, humano e máquina. A relação entre o teatro da resistência material na Zona de Conflito e o crescimento da resistência virtual no Ciber- Chiapas ilustra a natureza ciborgue material/tecnológica da rebelião de Chiapas.

Palavras-chave : Zapatista; Chiapas; México; Internet; Feminismo; Movimentos Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )