SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Los cuidados a través de las lentes de los Feminismos Africanos: Una revisión sistemáticaAutosacrificio femenino durante el padecimiento del cáncer de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

ENGEL, Cíntia Liara. Hiperprivatização do cuidado: projetos de cuidado das demências e seus efeitos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e79285.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n379285.

Realizo uma comparação entre práticas cotidianas de cuidado das demências e políticas de cuidado voltadas ao envelhecimento com dependência no Brasil. A partir de uma etnografia realizada em casas, aprendo como cuidado agrega coletivos de pessoas, tecnologias e dinheiros. Por meio de uma análise documental das políticas de cuidado pós-democratização, narro projetos morais de cuidado e seus efeitos práticos - talvez o mais conhecido seja o que Guita Debert chamou de reprivatização do envelhecimento. Contudo, esse já não é mais o contexto atual; argumento que a perspectiva de cuidado da extrema-direita tem transformado esse cenário através de três movimentos articulados: restrição de serviços públicos; precarização do trabalho de cuidadoras e reforma das relações raciais; moralização do cuidado e reforma de gênero. Tal projeto é chamado, por fim, de hiperprivatização.

Palabras clave : Demências; Cuidado; Desigualdades; Políticas de cuidado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )