SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Avaliação: tendências e tedenciosidadesA Teoria da Resposta ao Item: medidas invariantes do desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GAMA, Maria Clara Sodré Salgado. A Teoria das Inteligências Múltiplas ou a descoberta das diferenças. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.13-19. ISSN 0104-4036.

A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos um desempenho maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a noção de QI e com visões unitárias de inteligência que focalizam, sobretudo, as habilidades tradicionalmente valorizadas no ambiente escolar, levou-o a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. A Teoria das Inteligências Múltiplas contribuiu consideravelmente para o conhecimento sobre inteligência, talento e criatividade. Por apresentar possibilidades integradoras e pela sua abrangência, a teoria é um constructo de inteligência bastante viável que merece investigação e considerações aprofundadas. É uma teoria que abre novas possibilidades em educação, propõe perspectivas originais para a avaliação de indivíduos e oferece a educandos opções que permitem realizações pessoais em várias áreas do saber.

        · texto em Português     · Português ( pdf )