SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02A Teoria das Inteligências Múltiplas ou a descoberta das diferençasParadigmas em educação: avaliação e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FLETCHER, Philip R.. A Teoria da Resposta ao Item: medidas invariantes do desempenho escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.21-27. ISSN 0104-4036.

A democracia oferece maiores oportunidades de liberdade e de autogestão, mas nem por isso deve ser considerada permissiva ou omissa. A accountability apresenta-se como princípio de organização política e administrativa tolerante, que promove a transparência pública e o controle social mediante a periódica prestação de resultados em ato público. A necessidade de saber o que, de fato, se aprende e não se aprende nas escolas brasileiras se torna urgente e perene neste contexto. A avaliação cognitiva se torna mais consistente e estável com recentes avanços em psicometria, viabilizando o monitoramento do perfil cognitivo em indivíduos, série-a-série, e em instituições ano-a-ano. A avaliação  recorrente dos resultados alcançados nas escolas apresenta-se como antídoto natural às habituais oscilações entre intervencionismo grosseiro e omissão, permitindo que se distingua seriedade de leviandade na administração pública.

        · texto em Português     · Português ( pdf )