SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Paradigmas em educação: avaliação e perspectivasPolíticas públicas e a questão da avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SILVA, Eurides Brito da. O papel da avaliação no enfrentamento da crise educacional: a experiência de alguns países. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.41-49. ISSN 0104-4036.

Não há segurança em se apontar qualquer país como tendo vencido a crise, já que se assiste a um vendaval de crítica e autocrítica nos sistemas educacionais do mundo. A avaliação tem sido o ponto de partida par as mudanças reclamadas. Avalia-se, hoje, o conjunto do sistema educacional, não apenas em seus efeitos pedagógicos mas também nos econômicos e sociais. As avaliações em nível internacional vêm-se mostrando importante instrumento de formulação de políticas educacionais e de questões de financiamento. Alguns exemplos dessas avaliações se constituem em pesquisas empíricas conduzidas em educação comparada. À guisa de conclusão, algumas especulações são feitas sobre as perspectivas que essas avaliações vêm abrindo a alguns países para tomadas de decisão capazes de romper as contradições, os conflitos e as incoerências que existem entre o discurso e a prática, entre a formulação e a execução de políticas educacionais.

        · texto em Português     · Português ( pdf )