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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CORREA, Lucielena Guerra. Avaliação da aprendizagem em educação física. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.03, pp.21-30. ISSN 0104-4036.

Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos escritos sobre o tema "Avaliação da Aprendizagem em Educação Física" sob uma ótica qualitativa, onde se fez uma pesquisa teórica que nos possibilitou levantar esclarecimentos acerca da problemática da avaliação no interior da escola de 1° grau do ensino fundamental, privilegiando a reunião de informações oriundas da descrição teórico-prática da avaliação da aprendizagem em geral e em especial da educação física que venham servir de norteamento para um redimensionamento da prática pedagógica. Evidenciamos no estudo feito, que não há grandes destaques na área específica da educação física em relação à avaliação da aprendizagem e à manifestação das intenções ocultas da avaliação e sua relação com o processo ensino-aprendizagem, em função da falta de criticidade de se ver e desenvolver a educação física na escola, onde a prática existente privilegia os já "aptos". Os professores precisam  contextualizar historicamente o ensino da Educação Física para melhor entenderem a avaliação da aprendizagem e seus determinantes. Embora Educação esteja na composição do nome EDUCAÇÃO FÍSICA, a prática escolar não destaca a dimensão altamente educativa desse componente curricular

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