SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número03Avaliação da aprendizagem em educação físicaO regime federativo e os sistemas de educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

NOGUEIRA, Sonia Martins de Almeida. Estado nacional, democracia e instrução pública pontos de referência para uma reflexão sobre o ideário educacional no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.03, pp.31-40. ISSN 0104-4036.

A compreensão das questões da educação no Brasil e a análise de seus impasses podem ser favorecidas pela contribuição de estudos que tenham como marco de referência a reciprocidade entre o passado e o presente, considerado neste marco o percurso histórico da institucionalização do sistema de ensino. Com o objetivo de oferecer subsídios ao estudo do ideário educacional, que se percebe como afluente principal à reflexão e à compreensão pretendidas, este trabalho aborda, embora brevemente, a formação do Estado nacional, uma vez que se identifica o modelo político de democracia no processo de estruturação e consolidação do Estado brasileiro e a democracia abriga como princípio uma relação indissociável entre educação e sociedade democrática. Deste modo, se acentua a instrução pública como direito político de todos e se aponta o papel do Estado fundado em seu dever de assegurar o exercício desse direito. A exposição desenvolvida tem, no entanto, um caráter apenas introdutório à questão da presença do ideário liberal no pensamento educacional no Brasil

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )