SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número04Las diferencias individuales y sociales y la evaluación en educaciónO regime de colaboração entre Estados e Municípios: uma estratégia para administrar a escassez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VELEZ RODRIGUEZ, Ricardo. Pressupostos éticos na organização do Estado: implicações para a educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.04, pp.43-52. ISSN 0104-4036.

As instituições políticas no Brasil repousam sobre uma base axiológica que constitui a moral social brasileira. Pretender mudar as instituições sem modificar esse substrato axiológico é tarefa vã. Importa conhecer qual é esse substrato, a fim de propor as mudanças necessárias no terreno dos valores. As nossas instituições sedimentaram-se à sombra das práticas cartoriais do Estado patrimonial, fortemente alicerçado num conjunto de convicções e crenças contrários à modernidade e afinados com a mentalidade contra-reformista. Desse conjunto, formam parte o "complexo de clã", o horror ao trabalho produtivo, o espírito macunaímico, a concupiscência orçamentívora, o nepotismo, etc., que são as mazelas que hoje colocam em risco a nossa caminhada rumo à modernidade. O primeiro passo para mudar esses antivalores é a sua identificação critica e a proposta de uma nova moral social de tipo consensual. O presente artigo discute as condições culturais necessárias à formulação dessa nova moral social.

        · texto em Português     · Português ( pdf )