SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número04Qualidade como, garantia de quantidade: é possível? Considerações sobre o conceito de qualidade do ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KLEIN, Maria Helena C.. O agir comunicativo como possibilidade no processo da avaliação emancipatória. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.04, pp.75-82. ISSN 0104-4036.

O texto focaliza os suportes teórico-práticos da proposta avaliativa desenvolvida no Curso de Formação de Especialistas em Educação da UFRGS. Discorre sobre os procedimentos teórico-metodológicos da abordagem avaliativa, fundamentados na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (1987). Esta se caracteriza por buscar, pela prática da palavra, num movimento de argumentação e contra-argumentação, verdades consensuais sobre as dimensões fatual, social e subjetiva, do mundo vivido. Neste processo, os temas problematizados são analisados nas perspectivas de fala da primeira, segunda e terceira pessoas gramaticais, oportunizando, neste caso, o conhecimento do mundo vivido do curso, não como sujeitos que se contrapõem a este mundo, mas como sujeitos que se fundem a ele numa conexão dialética. O texto considera, ainda, limitações e possibilidades dessa experiência como modalidade de pesquisa avaliativa.

        · texto em Português     · Português ( pdf )