SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número06Perspectivas teórico-metodológicas da avaliação nas universidades britânicas: subsídios à reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SCHWARTZMAN, Jacques. Dificuldades e possibilidades de se construir um ranking para as universidades brasileiras. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.06, pp.05-28. ISSN 0104-4036.

Esta proposta de construção de um ranking de qualidade, para 92 universidades brasileiras, baseia-se em três indicadores que representam as atividades de ensino da graduação e pós-graduação e as atividades de pesquisa. A qualidade da graduação tem como fonte os dados da avaliação realizada pela Editora Abril; a pós-graduação tem como indicador os conceitos CAPES e a atividade de pesquisa baseia-se no índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD). A porcentagem de professores em tempo integral é utilizada para ponderar a atividade de pesquisa em relação à de ensino. Este, por sua vez, é ponderado pelo número de alunos de graduação e de pós-graduação. Cada um destes indicadores é discutido do ponto de vista de sua qualidade e pertinência e algumas sugestões são feitas visando seu aperfeiçoamento. O artigo se preocupa mais com os aspectos metodológicos da construção de um ranking do que com os resultados apresentados, embora estes pareçam confirmar o conhecimento impressionistas que se tem sobre as universidades brasileiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )