SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número06Dificuldades e possibilidades de se construir um ranking para as universidades brasileirasProcedimentos para estabelecer a equivalência de provas com modelos da resposta ao item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GREGO, Sônia Maria Duarte. Perspectivas teórico-metodológicas da avaliação nas universidades britânicas: subsídios à reflexão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.06, pp.29-40. ISSN 0104-4036.

O objetivo básico foi investigar perspectivas teórico-metodológicas na avaliação do ensino e do professor universitário e analisar criticamente procedimentos de avaliação quanto às concepções e enfoques metodológicos. A pesquisa envolveu análise documental (Bardin, 1977), mediatizada pela análise critica (Habermas, 1984). Tendências identificadas foram: superação da dicotomia qualidade-quantidade em favor de uma visão multidimensional de qualidade; ênfase no ensino como objeto de avaliação; o uso de metodologias qualitativas e de Comissões de meta-avaliação. Propõem-se projetos de avaliação multidimensionais aliando diferentes enfoques metodológicos e assistidos por Comitês de meta-avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )