SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número06A pedagogia da repetência ao longo das décadasA avaliação dos avaliadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

TIJIBOY, Juan Antonio. Avaliação dialética responsiva: uma alternativa para mudanças na educação municipal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.06, pp.63-71. ISSN 0104-4036.

Na descentralização da educação, mudanças significativas têm que ser feitas a partir da clareza com que são entendidas (o quê, para quê e para quem) e devem emergir das necessidades da comunidade municipal em que a escola está inserida. Por serem tais mudanças amplas e complexas, envolvendo desde o desenvolvimento municipal até o dos próprios indivíduos e grupos com quem convivem, uma estratégia político-educacional precisa ser estabelecida dentro de cada sistema municipal de educação. O artigo analisa aspectos teórico-práticos de uma estratégia que combina elementos de uma avaliação dialética e de uma avaliação responsiva e que na prática se tem mostrado efetiva. Exemplos de mudanças já ocorridas são apresentados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )