SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número07Possibilidades de contribuição da análise institucional à avaliação e gestão de instituições educativas: retomando conceitos e avaliando resultadosDemocratização da educação e educação democrática: duas faces de uma mesma moeda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PIMENTEL, Marília Araújo Lima  e  LEAL, Maria Cristina. Reforma educacional; cultura da escola e cultura urbana: uma proposta de política pública. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.07, pp.143-148. ISSN 0104-4036.

O artigo analisa à luz do processo de desenvolvimento capitalista as relações entre cultura urbana e cultura da escola. Toma como unidade de referência as reformas educacionais realizadas no Rio de Janeiro na década de 20/30 pelos educadores "pioneiros": Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, trazendo para o foco da discussão o tratamento à questão da integração cultural que estes projetos privilegiaram ao buscar construir a identidade do sistema de ensino. Entretanto, no processo histórico de nossa sociedade foram priorizadas a diferenciação e a seletividade, questões que hoje desafiam o planejamento educacional, evidenciando o distanciamento na organização e gerência da educação no projeto metropolitano, onde a emergência de diferentes "culturas" está a exigir uma nova utopia. Trata-se, portanto, de refletir como atuaram os diferentes fatores não só o modo de produção capitalista, mas todos os demais responsáveis por alternativas educacionais, atualizando-se o sentido da cidadania na expressão cultural e política da educação urbana. A pesquisa nesta área revela-se um campo fértil e ainda pouco revisitado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )