SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número07 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ROSA, Rosa Cristina Vieira da. Medicalização do fracasso escolar: explicações e práticas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.07, pp.195-200. ISSN 0104-4036.

A medicalização do fracasso escolar tem sido prática frequente nas escolas públicas brasileiras. O presente texto analisa como a inserção dos profissionais de saúde no espaço escolar e o esvaziamento de competência dos profissionais de educação tem produzido esta prática, contribuindo para que se mantenham relações de exclusão na escola, marcadas pela "autoridade" daquelas que detêm o "saber" e como a culpabilização do aluno tem sido uma solução eficiente para evitar a reflexão sobre as políticas educacionais e os determinantes sociais, políticos e econômicos que produzem o fracasso escolar dos alunos das classes populares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )