SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número10A dimensão cognitiva da engenharia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SPAGNOLO, Fernando; CASTRO, Cláudio de Moura  y  PAULO FILHO, Walter. Enclaves de qualidade em universidades de massa? O Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.10, pp.05-16. ISSN 0104-4036.

O ensino superior brasileiro progressivamente se massifica. Diante desta tendência, é lícito perguntar onde serão forjadas nossas elites intelectuais. Uma possível solução seria enclaves de qualidade dentro destas instituições massificadas, como faz o Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES. PET seleciona os melhores alunos dentro de instituições existentes, criando pequenos grupos onde se obtêm níveis de realizações acadêmicas muito superiores à média da instituição como um todo. O PET inspira-se diretamente em um experimento realizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Minas Gerai, a partir dos anos cinqüenta. O presente ensaio historia a criação do programa de bolsas da UFMG, e a evolução do PET. Apesar da ausência de avaliações sistemáticas, a observação de primeira mão do programa sugere que seus graduados apresentam um desempenho amplamente superior ao dos seus colegas não-bolsistas. Há também sugestão de que a presença de um programa PET tem conseqüências positivas sobre o nível de ensino da instituição. O trabalho conclui com uma discussão do futuro do programa bem como dos temas mais candentes na sua operação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )