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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FROTA, Maria Paula  y  MARTINS, Marcia A. P.. Reflexões sobre a avaliação em aulas de tradução. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.10, pp.65-70. ISSN 0104-4036.

Segundo especialistas da área da educação, a avaliação constitui tema ao mesmo tempo polêmico e relevante, consideradas suas implicações pedagógicas, psicológicas e sócio-econômicas. Observa-se, entre professores, a tendência a realizarem, sem maior reflexão, práticas avaliatórias de natureza objetivizante na busca de uma avaliação 'exata" e “justa”. Neste trabalho, faremos a crítica a esse paradigma, ao lado da qual apresentaremos algumas alternativas envolvendo interação e negociação, processos que levam em  conta os sujeitos e as circunstâncias implicadas na produção dos trabalhos avaliados. Embora as reflexões a serem desenvolvidas possam ser ampliadas para qualquer situação de avaliação, trabalharemos a partir de um contexto de aulas de prática de tradução.

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