SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número10Avaliação da educação, cidadania e trabalhoRetratos de uma escolarização de elite índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PESSOA, Maria Iaci Pequeno do Pinho. A expectativa dos professores e o desempenho dos alunos da 1ª série em matemática: um estudo exploratório SAEB 2º ciclo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.10, pp.77-84. ISSN 0104-4036.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica avalia, por meio de levantamentos periódicos, o desempenho escolar do aluno, a competência docente e a gestão educacional em uma amostra nacional representativa de escolas, diretores, professores e alunos do ensino público. Contando com grande número de informações, permite a realização de estudos específicos que possam aprofundar algumas indicações evidenciadas pelos resultados gerais. Assim, utilizando parte dos dados coletados no SAEB 2º ciclo, este estudo visa a verificar se os professores conhecem realmente o desempenho escolar de seus alunos, se as avaliações de aprendizagem realizadas no âmbito das Unidades Escolares estão acompanhando o processo e evolução da aprendizagem dos estudantes ou se constituem apenas mera tarefa burocrática. Para isso, foi feita uma correlação entre os dados detectados no questionário "oportunidade de aprendizagem", aplicado junto a 81 professores de Matemática, da 1ª série do 1º grau das escolas da amostra do Ceará e o resultado efetivamente obtido no teste de rendimento de matemática respondido por 721 alunos desses professores. Todos os coeficientes de correlação, num total de 20 apresentaram valores próximos de zero, portanto, não significativos. Isso denota que os professores não conhecem o desempenho escolar de seus alunos e que a atividade de avaliação que está sendo realizada nas Unidades Escolares não está servindo para "classificar" corretamente, muito menos para acompanhar o processo de aprendizagem visando a detectar as falhas a fim de supera-las e corrigi-las.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )