SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número12Uma metodologia de avaliação de cursos de graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LAPA, Jair dos Santos  e  NEIVA, Claudio Cordeiro. Avaliação em educação: comentários sobre desempenho e qualidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.12, pp.213-236. ISSN 0104-4036.

O texto discute melhoria de desempenho como resultado de aumentos na produtividade, na eficiência, na eficácia e na efetividade com que operam as organizações e programas no setor público, bem como melhoria de qualidade dos processos, produtos e resultados que são gerados no seu interior; restrita tal discussão aos casos de escolas e universidades ou programas de fomento à melhoria das atividades de ensino. Trata dos conceitos de "avaliação institucional”, "avaliação de desempenho" e "avaliação de qualidade". Apresenta a estrutura básica de um modelo de produção educacional que está sendo utilizado como suporte para avaliar o desempenho (produtividade, eficiência, eficácia e efetividade) e a qualidade (utilidade e relevância) em um curso, instituição, rede de instituições ou sistema de ensino, e que possibilita localizar os alvos dominantes de interesse para suporte a processos de planejamento e decisão de administradores educacionais. Inicia o relato de experimentos realizados para ilustrar a aplicação do modelo e das técnicas de pesquisa operacional utilizadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )