SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número12Avaliação em educação: comentários sobre desempenho e qualidadePolítica e educação: os bastidores da LDB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SCHWARTZMAN, Jacqes. Uma metodologia de avaliação de cursos de graduação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.12, pp.237-264. ISSN 0104-4036.

A experiência de avaliação de cursos de graduação no Brasil é incipiente e fragmentada. A avaliação de alunos ao final de curso, atual proposta do MEC é uma iniciativa importante para se conhecer a qualidade dos cursos de graduação no Brasil. Outras formas de avaliação, no entanto, podem coexistir e atender a diferentes finalidades e preocupações. Neste trabalho, apresentamos um modelo de avaliação comparativo utilizando as tradicionais variáveis de insumo (alunos, professores e infra-estrutura) e outras de resultado. Discutimos a questão da escolha e da subjetividade envolvida na ponderação dos diversos indicadores, assim como as especificidades inerentes à avaliação de cursos. O modelo foi testado para todos os cursos de Economia, Contábeis e Administração do Estado de Minas Gerais através da aplicação de um questionário e os resultados são apresentados para diversos conjuntos de ponderações. Examinamos estatisticamente se as diferentes ponderações provocam mudanças significativas no ordenamento dos cursos. Na montagem do questionário procuramos incluir questões que pudessem ser respondidas com facilidade e que fossem quantificáveis evitando-se perguntas abertas de tal forma que o processo de avaliação não exigisse uma grande mobilização de pessoas e de tempo e pudesse, portanto, ser repetido a intervalos regulares de forma a funcionar como um processo ágil de sinalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )