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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MARTINS, Antônia V.  e  SOUZA FILHO, Edson A. de. Avaliação psicossocial de agricultores em processo de mudança tecnológica: um estudo comparativo no Vale do S. Francisco. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.12, pp.299-308. ISSN 0104-4036.

Com o objetivo de estudar as repercussões psicossociais da implantação de projetos de irrigação (PI) no Vale do São Francisco através da CODEVASF, foram comparados três projetos segundo o tempo de existência e níveis de realização econômica. Após estudo exploratório, os projetos foram avaliados por seus membros em várias esferas indo de atividades de trabalho à vida familiar. Também foram levantados critérios para considerar um PI bem sucedido, mal sucedido e a partição social. Os resultados apontaram mais mudanças para ambos os PI público, implantados há muito tempo, ainda que o mais bem-sucedido economicamente tenha apresentado posturas tradicionais em termos de objetivos de produção (subsistência), posse da terra (bem em si), relação com empresa (ambivalente) e uso de tecnologia (antiga). Ao avaliarem os PI, os agricultores enfatizaram aspectos operacionais e de qualidade de vida em contraste com o de produtividade adotado pela CODEVASF. Enfim, observou-se menos interesse por participação social além do próprio projeto.

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