SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número13A reversão política do conhecimento: uma nova práxis educacionalPor uma educação multicultural: uma alternativa de cidadania para o século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

WERNECK, Vera Rudge. A velha e a nova questão de avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.13, pp.371-380. ISSN 0104-4036.

O texto mostra que a questão da avaliação é antiga, mas só agora o homem reflete de modo mais sistemático sobre ela. A avaliação só pode ser feita em função do conceito valor. Valor é aquilo que de algum modo pode satisfazer a alguma necessidade humana. A avaliação vai analisar o valor de algo em relação a algum anseio humano. O problema da avaliação não pode portanto ser resolvido sob a ótica tecnicista sem embasamento filosófico. A avaliação deve ter como polo de referência o homem tanto enquanto "pessoa" como enquanto "personalidade". Focaliza ainda a questão da avaliação na área a educação. Admitindo como educação o processo que leva à apreensão adequada e a hierarquização dos valores pela sensibilidade tanto para o material como para o não material conclui que a avaliação deve focalizar as duas instâncias. Deve focalizar o desempenho da sensibilidade, da inteligência e da vontade do homem. Finalmente, mostra a diferença entre avaliação e mensuração.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )