SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número14Uma disciplina de metodologia científica voltada para a aprendizagem: experiência com alunos do 3º grauA autonomia das universidades públicas e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9394, de 20/12/96) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BARROS, Davi Ferreira. Avaliação institucional: instrumento para a melhoria da qualidade do ensino superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.14, pp.23-36. ISSN 0104-4036.

As instituições de ensino superior, em especial as universidades, vêm sendo cobradas nos últimos anos por maior adequação do resultado de suas atividades aos recursos que nelas são dispendidos. A crescente demanda por maior transparência, pertinência e qualidade de suas realizações, em relação à sociedade, tem relativizado o conceito de autonomia dessas instituições e de suas relações com o Estado. Por outro lado, o seu sistema organizacional, de natureza complexa, tem querido novas abordagens e proposições que visam melhor adequá-la aos desafios dos novos tipos de relações que se anunciam contemporaneamente. A avaliação institucional ganha importância como instrumento não só de prestação de contas à sociedade, como de melhoria na qualidade de suas realizações, na medida em que se apresenta como aporte ao processo decisório de sistemas educacionais (macro ou microssistemas), notadamente na escola e seus desdobramentos internos. A avaliação institucional, calcada numa metodologia mista - a avaliação interna mais a externa - ao proporcionar a criação de uma cultura da avaliação, ensejará o cumprimento de três objetivos básicos: um processo de contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico; instrumento de planejamento de gestão; e prestação de contas à sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )