SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número14Avaliação institucional: instrumento para a melhoria da qualidade do ensino superiorA prática avaliativa de professores de matemática no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

RANIERI, Nina Beatriz. A autonomia das universidades públicas e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9394, de 20/12/96). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.14, pp.37-48. ISSN 0104-4036.

A Constituição Federal, em seu artigo 207, garante às universidades autonomia didático-científica, administrativa de gestão financeira e patrimonial. A garantia assume especial relevância para as universidades públicas, dada a sua submissão às normas de Direito Público e, portanto, a todas as restrições inerentes a este regime. É a autonomia constitucional que lhes reconhece a natureza singular no campo da Administração Pública, proporcionando-lhes - em razão de sua especificidade - regime jurídico diferenciado a ser determinado. A nova LDB, contudo, em algumas de suas disposições, limita a autonomia do art. 207 da Constituição Federal, ao pretender regulamentar o conteúdo do comando constitucional, dispondo sobre o que este não dispôs. O presente artigo pretende apontar as inconstitucionalidades em que incorre a nova lei nesta matéria, especialmente em relação às universidades públicas o tema é introduzido mediante análise da autonomia universitária enquanto bem jurídico, buscando identificar sua função, significando, âmbito e limites, sob a perspectiva do Direito. A seguir, são examinadas algumas das prescrições da LDB que limitam o art. 207 da Constituição Federal, seja por restringir diretamente a autonomia das universidades, seja por possibilitar a sua restrição pelo Poder Público mantenedor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )