SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número16Professor e compromisso com a aprendizagem na Nova LDB: discutindo a questão dos 200 dias letivosA qualidade na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SILVA, Christina Marília Teixeira da  e  ELLIOT, Ligia Gomes. Avaliação de software educacional hipermídia: a contribuição de especialistas e usuários. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.16, pp.299-311. ISSN 0104-4036.

A adoção de recursos da informática pela educação tem aumentado a produção de sistemas hipermídia com finalidades educacionais. A literatura a respeito da avaliação desses sistemas indica a necessidade de se utilizarem novos critérios avaliativos que contemplem não apenas o produto - o software educacional hipermídia - mas também o processo de seu uso. Este artigo apresenta alguns resultados da aplicação de uma abordagem alternativa de avaliação da qualidade e dos efeitos do emprego da hipermídia aplicada em situação de ensino-aprendizagem. A comparação da avaliação do produto, feita por especialistas, com a realizada pelos usuários confirmou a necessidade de se avaliar o software em ambientes reais de aprendizagem como componente indispensável da abordagem alternativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )