SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número16Avaliação de software educacional hipermídia: a contribuição de especialistas e usuáriosEnfoques atuais de inteligência e questões da prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FALCAO FILHO, José Leão M.. A qualidade na escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.16, pp.313-325. ISSN 0104-4036.

O texto faz, resumidamente, uma análise das duas tendências que nos últimos anos vêm caracterizando a busca da qualidade nas escolas: uma, buscando transplantar das empresas industriais para a escola métodos e técnicas utilizados pelas indústrias, na obtenção de produtos de qualidade; a outra, procurando desenvolver, a partir das características das organizações escolares, uma metodologia capaz de viabilizar uma prática educativa de qualidade. O texto procura, a partir da análise das duas  metodologias e das linhas teóricas que as fundamentam, sugerir uma metodologia capaz de instrumentalizar os educadores na definição e na procura da qualidade de sua prática. A metodologia se constitui da identificação, definição e operacionalização de dois conjuntos de dimensões denominadas Condicionantes e Condicionadas. As dimensões condicionantes são identificadas como Política, Humana e Técnica e as condicionadas como Eficiência, Eficácia, Efetividade e Relevância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )