SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número17Linhas de orientação para o sistema de ensino e para a vida cultural na era tecnológica: “Oração de Sapiência”Formação de professores: diálogo das diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Magali de. Gestão de universidades do terceiro milênio: alguns desafios e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.463-475. ISSN 0104-4036.

A gestão de universidades deve apoiar-se no estabelecimento de relações internas democráticas e de relações externas bem organizadas com o Estado e com as outras instituições da sociedade, as quais têm como base a autonomia universitária. Esta autonomia, definida no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, encontra-se ameaçada pela PEC 370/96 e pelos documentos integrantes da Reforma Administrativa do Estado. Neste trabalho, são analisadas as questões relativas a gestão e autonomia de universidades, passando por sua abordagem nos documentos internacionais e nacionais, para apresentar alguns desafios e perspectivas para a gestão de universidades do terceiro milênio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )