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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Avaliação da escolarização de crianças com deficiência física: interação sócio-cultural na escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.535-553. ISSN 0104-4036.

Este artigo não é especificamente um estudo sobre a questão da criança portadora de deficiências físicas, mas trata desta criança enquanto aluna de uma escola comum, apresentando as dificuldades de aprendizagem decorrentes. O objetivo é mostrar a importância da criança ser aceita pela escola como alguém diferente e por isso com uma velocidade de aprendizagem, diferente. Pretende-se que a escola respeite a criança em suas maneiras alternativas de realizar a aprendizagem. Através de uma argumentação baseada em autores variados que estudaram o desenvolvimento da criança, a psicologia cultura e as teorias de aprendizagem procuramos enfatizar a importância da permanência desta criança com deficiências físicas numa classe de alunos comuns. Insistimos na observação de outros fatores de desenvolvimento além dos pontos curriculares determinados para cada série, de modo que uma criança nestas condições possa prosseguir na seriação sem reprovações. A avaliação desta criança diferente  necessariamente deverá ser diferente, sem o objetivo de medir seu desempenho a fim de que seja promovida ou não para a série seguinte. Faz-se também um destaque ao papel da família como peça fundamental para o desenvolvimento de crianças nesta situação, mas o assunto específico é a interação sócio-cultural na escola. Finalmente sugerimos a necessidade de uma melhor compreensão da escola no caso de crianças com  eficiências físicas, de modo a melhor promover o desenvolvimento de outras potencialidades da criança.

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