SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue18Análise de custos e resultados do Programa de Aceleração de AprendizagemAvaliação externa do ciclo básico: diagnóstico necessário à melhoria da qualidade da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SOARES, José Francisco; MARTINS, Maria Inês  and  ASSUNCAO, Cibele Noronha Behrens. Heterogeneidade acadêmica dos alunos admitidos na UFMG e PUC-MG. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.18, pp.57-65. ISSN 0104-4036.

Esse artigo comprova empiricamente que os alunos admitidos na PUC-MG em 1995 têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na UFMG no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos não podem ser usados para comparar Instituições de Ensino, como a divulgação dos resultados sugere.

Keywords : TRI - Teoria da Resposta ao Item; Teste; Comparação de Instituições; Calibração; Índice Socioeconômico; Provão; Exame Nacional de Cursos; Discriminação; Dificuldade; Medidas Educacionais; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )