Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
SOARES, José Francisco; MARTINS, Maria Inês e ASSUNCAO, Cibele Noronha Behrens. Heterogeneidade acadêmica dos alunos admitidos na UFMG e PUC-MG. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.18, pp.57-65. ISSN 0104-4036.
Esse artigo comprova empiricamente que os alunos admitidos na PUC-MG em 1995 têm menor habilidade acadêmica e menor índice de posição social que aqueles admitidos na UFMG no mesmo ano e mesmo curso. Este resultado foi obtido utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item, cujo uso foi viabilizado pela existência das respostas de todos os alunos a todas as questões das provas dos vestibulares nas duas Universidades. Essa constatação implica que os resultados brutos do Exame Nacional de Cursos não podem ser usados para comparar Instituições de Ensino, como a divulgação dos resultados sugere.
Palavras-chave : TRI - Teoria da Resposta ao Item; Teste; Comparação de Instituições; Calibração; Índice Socioeconômico; Provão; Exame Nacional de Cursos; Discriminação; Dificuldade; Medidas Educacionais; Avaliação.