SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18Heterogeneidade acadêmica dos alunos admitidos na UFMG e PUC-MGResultados do “provão” em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, Denise Pereira Torres de. Avaliação externa do ciclo básico: diagnóstico necessário à melhoria da qualidade da educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.18, pp.67-84. ISSN 0104-4036.

Avaliação Externa, prática usual em vários países, surge no cenário educacional brasileiro, no inicio dos anos 90, como estratégia utilizada pela gestão pública paro avaliar a qualidade do sistema de ensino, prioritariamente, a educação básica. A estratégia foi adotada neste estudo tendo como foco de atenção a implementação do Cicio Básico na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A estruturação dos cinco primeiros anos da escola fundamental em ciclo ininterrupto pressupõe linhas de currículo e de avaliação coerentes com a concepção de progressão continuada. A Avaliação Externa fornece diagnóstico capaz de orientar políticas educacionais e a própria sociedade na apreciação da qualidade da educação e, consequentemente, na tomada de decisões. Os resultados permitiram concluir que uma das contribuições significativas do Cicio Básico foi dar continuidade à política de melhoria das séries iniciais; possibilitaram, ainda, tecer considerações sobre os principais agentes do processo educativo: aluno, professor, família e equipe escolar.

Palavras-chave : Avaliação Diagnóstica; Avaliação Externa; Ciclo Básico; Níveis de Aprendizagem; Progressão Continuada; Qualidade da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )