SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Hospitais universitários: mecanismos de coordenação e avaliação comparativa de eficiênciaApresentação de um modelo teórico destinado à avaliação dos programas estaduais de qualificação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTOS, Cássio Miranda dos. O acesso ao ensino superior no Brasil: a questão da elitização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.19, pp.237-257. ISSN 0104-4036.

O presente artigo trata da história do acesso ao ensino superior no Brasil enfocando seus determinantes socioeconômicos. Para efeito de estudo a história do Brasil foi dividida em duas fases: a primeira, denominada "fase luso-brasileira", quando os jovens brasileiros tinham que fazer o curso superior na Europa; e a segunda, a "fase nacional", a partir da vinda da família real portuguesa e da instalação de cursos superiores no Brasil até as últimas décadas do século XX. Á luz dos acontecimentos ligados ao acesso ao ensino superior nestas duas fases, faz-se uma análise da discutida discriminação socioeconômica promovida pelos diversos mecanismos e instrumentos utilizados para a seleção, inclusive o vestibular. Não obstante a confirmação da predominância de estudantes dos segmentos de maior poder aquisitivo nas instituições de ensino superior; identifica-se uma tendência deselitizante no acesso às faculdades e universidades. Tal tendência aponta para uma mudança, em médio prazo, no perfil do aluno das instituições de ensino superior brasileiras.

Palavras-chave : Acesso; Discriminação; Elitização; Ensino Superior; Vestibular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )