SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número20A reforma do ensino técnico no Brasil e suas conseqüênciasOs (des )caminhos da educação profissional no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LEAL, Maria Cristina. Educação brasileira nos anos 90: a busca de adequação à ordem social globalizada. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.20, pp.385-404. ISSN 0104-4036.

O texto faz um balanço da educação brasileira nos anos 90 utilizando, principalmente, dados oficiais (IBGE, MEC). Identifica os principais problemas a serem enfrentados pelo sistema educacional brasileiro, tais como combate ao analfabetismo, altas taxas de evasão e repetência no ensino fundamental, distorção série/idade, aumento de demanda pelo ensino médio, escassez de oferta de vagas para o ensino superior, etc. Descreve e  analisa o modo como o Estado brasileiro tem definido medidas e ações que combinam regulamentação, políticas redistributivas e sistemas variados e amplos de avaliação, visando uma reforma significativa do sistema educacional a fim de preparar seus cidadãos para enfrentar os desafios do mundo globalizado.

Palavras-chave : Sistema Educacional Brasileiro; Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério; Parâmetros Curriculares Nacionais; Sistemas de Avaliação; Exame Nacional de Cursos de Graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )