SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número20Educação brasileira nos anos 90: a busca de adequação à ordem social globalizadaEducação e gênero: problemas de uma voz quase imperceptível nos currículos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GIULIANI, Antônio Carlos  e  PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Os (des )caminhos da educação profissional no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.20, pp.405-419. ISSN 0104-4036.

Este artigo, propõe-se a apresentar os (des)caminhos da educação profissional no Brasil, abordando, essencialmente, seus primeiros contornos no contexto educacional, permeados por avanços e recuos, tendo como referência-chave as leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A seguir, são evidenciados os primeiros esforços de pensar o fenômeno trabalho-educação, destacando a teoria do capital humano. Posteriormente, é objeto de analise a educação profissional (Lei 5692/71). No quarto item, destacam-se os desafios de repensar a relação trabalho-educação diante; das exigências colocadas pelo processo de globalização. O item cinco é um esforço de análise da educação profissional na atualidade, considerando os pressupostos da nova LDB e o fenômeno da globalização. Finalizando, são apresentadas algumas considerações sobre a trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil e os novos rumos delineados com a nova LDB.

Palavras-chave : Profissionalização; Escola; Trabalho-Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )