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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ALVES, Maria José Lindgren. Educação e gênero: problemas de uma voz quase imperceptível nos currículos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.20, pp.421-433. ISSN 0104-4036.

Aborda-se o tema da mulher relacionado à educação. Através de exemplos extraídos do cotidiano de jornais e da observação da própria vida, além das palavras de autores que vêm destacando não apenas na conceituação e na discussão de gênero, mas também nas questões dos direitos humanos, o preconceito contra a mulher vai sendo mostrado e demonstrado em suas repercussões negativas que vêm desde a família, continuam na educação escolar, para desembocar na sociedade como um todo. Indaga-se sobre o lugar próprio da problemática, sobre seu(s) campo(s) de inserção; demonstra-se a importância da conceituação de gênero; responsabiliza-se a escola pela "fabricação" do masculino e do feminino, mas não se pretende "culpar" os/as profissionais da educação pelos equívocos ou omissões, mas apenas chamar a atenção para os possíveis "estereótipos" encontrados ainda em muitas escolas brasileiras ainda constituídas de profissionais predominante do sexo feminino.

Palavras-chave : Gênero/Sexo; Campo; Conferências; Currículo; Con(formação) Social; Direitos Humanos; Cultura; Estereótipos; Escola; Professor/a.

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