SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número21A tutoria e a avaliação: duas questões críticas no ensino a distânciaEducação não formal: um novo campo de atuação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ALVAREZ GONZALEZ, Beatriz. Un programa de enriquecimiento para alumnos de alta capacidad de cinco a siete años. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.21, pp.475-510. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta uma investigação realizada com alunos de altas capacidades, de cinco a sete anos, da Comunidade de Madrid (Espanha). Trata-se de uma experiência de atendimento educativo a estes alunos dentro da aula regular. O estudo toma com fundamento as investigações teóricas e a prática escolar representada por uma revisão de programas norte-americanos de atendimento aos alunos mais capazes. A partir desta base, se desenha o plano de identificação e, posteriormente, o programa DASE (Desenvolvimento de habilidades de pensamento: Análise, Síntese e Avaliação), que se experimenta ao longo de dois cursos acadêmicos: aplicação piloto durante o último trimestre do curso 1995/96 e programa experimental o seguinte curso. Ao final do artigo se mostram os principais resultados derivados das análises estatísticas realizadas.

Palabras clave : Superdotados; Alta Capacidade; Habilidades do Pensamento; Avaliação dos Programas Educativos; Identificação; Intervenção Educativa; Educação Infantil; Educação Primaria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )