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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: um novo campo de atuação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.21, pp.511-526. ISSN 0104-4036.

O artigo aborda processos educativos que ocorrem fora das unidades escolares, em processos organizativos da sociedade civil, ao redor de ações coletivas do chamado Terceiro Setor da sociedade, abrangendo movimentos sociais, organizações não-governamentais e outras entidades sem fins lucrativos que atuam na área do social. Define-se o que é educação não-formal a partir de seu campo de abrangência e universo de atuação. Destaca-se a importância da educação não-formal neste final de milênio dadas as transformações operadas pela globalização da economia, o crescimento das atividades informais, e o significado que passaram ter as organizações não-governamentais do Terceiro Setor, nas reformas estatais e nas políticas de parceria entre os órgãos públicos e a sociedade civil organizada.

Palabras clave : Educação-Não Formal; Educação Extra-Escolar; Educação para Cidadania; Práticas Educativas Cotidianas; Educação e Processos Comunicativos.

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