SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número21Educação não formal: um novo campo de atuaçãoNível de desenvolvimento moral de graduandos em administração: um estudo avaliativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

NISKIER, Arnaldo. Educação superior no Século XXI. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.21, pp.527-535. ISSN 0104-4036.

O interesse para o ensino profissional está aumentando no mundo inteiro, sem qualquer  perda no crescimento de ensino superior, hoje com aproximadamente 82 milhões de pessoas matriculadas. O recente encontro da UNESCO, em Paris, tem algumas características essenciais claramente estabelecidas para ensino superior do século XXI: igualdade de oportunidade (o estudante é o elemento principal do processo), aprendizagem vitalícia, valorização da mulher, prioridade para educação de professor e adequado e dignificante salários para professores. No futuro, modos novos de ensinar e aprender serão mais prestigiosos, como escolas virtuais e educação à distância, que têm aumentado a um passo vertiginoso para transformar a universidade atual e criar um posto de universidade moderna e oferecer uma variedade surpreendente de cursos, para um acesso mais inteligente de cursos, para um acesso mais inteligente para o mercado operário.

Palabras clave : Formação Profissional; Magistério; Ensino Superior; Qualidade de Ensino; Escolas Virtuais; Mulher na Educação; Educação à Distância; Universidade Pós-Moderna.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )