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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BARRETO, Márcia Simão Linhares. Nível de desenvolvimento moral de graduandos em administração: um estudo avaliativo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.21, pp.537-558. ISSN 0104-4036.

O trabalho se baseia em pesquisa realizada na UFF/Niterói/RJ por um grupo de professores e estudantes do Departamento de Administração/Curso de Mestrado, sobre a Formação do Administrador, seu amadurecimento moral e social, além de levar a uma reflexão sobre a ideologia e as metodologias que devem ser buscadas nos currículos dos cursos de Administração. A amostra inclui 103 sujeitos, com idade variando de 20 a 42 anos. Para avaliação do julgamento moral dos sujeitos, utilizou-se o Questionário de Reflexão Social com Histórias de Barreto, Crespo e Nogueira, adaptadas por Barreto (1995). As histórias distribuídas aos sujeitos têm o mesmo conteúdo, baseado na tipologia de estágios de Kohlberg. Como conclusões gerais, verificamos que o grau de correlação entre MMS e o período do curso é a média (= 0,6); e o grau de correlação entre MMS dos alunos de sexo feminino ((RSF = 0,77)) e a evolução dos períodos é alto; e o grau de correlação entre MMS dos alunos de sexo masculino (RSM = 0,31) e a evolução dos períodos é baixo.

Palabras clave : Desenvolvimento Moral; Formação; Ideologia; Avaliação.

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