SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número23Universidade e reconstrução do conhecimentoA importância do papel do ensino profissionalizante face ao processo de industrialização de Juiz de Fora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

KOFF, Elionora Delwing; OKUDA, Maria Mitsuko  y  OKUDA, Mário Yoshihiro. Dimensões da aprendizagem: uma abordagem de caracterização e avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.23, pp.145-157. ISSN 0104-4036.

O texto aborda dimensões fundamentais da aprendizagem - saber, saber aprender, saber pensar, saber fazer, saber conviver e saber ser - que podem ser consideradas na avaliação do ensino, bem como apresenta um questionário laborado com suporte nessas dimensões. O referencial relativo a essas dimensões da aprendizagem e o instrumento de coleta de dados foram utilizados num estudo de avaliação do impacto dos cursos do Pró-Ciências do Estado de Goiás, destinados a professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Ensino Médio. A caracterização das dimensões da aprendizagem sugere aspectos a serem avaliados e o questionário apresenta itens referentes a ações do professor em seu exercício profissional.

Palabras clave : Avaliação; Dimensões da Aprendizagem; Avaliação Docente; Capacitação Docente; Instrumento de Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )