SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número23A importância do papel do ensino profissionalizante face ao processo de industrialização de Juiz de ForaUma avaliação do mérito de escolas de nível médio através da técnica de preferência declarada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação, escolarização e mobilidade social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.23, pp.181-199. ISSN 0104-4036.

O presente artigo trata da idéia da Educação, sob a forma de escolarização, enquanto instrumento que possibilitaria a mobilidade social. Trata-se de uma representação social bastante difundida no imaginário geral da sociedade brasileira e que nem sempre corresponde à realidade. Os problemas da qualidade da escola, do acesso à escola, das finalidades da escola ainda não estão plenamente resolvidos de modo que esta possa, além de seus outros fins específicos, ainda que indiretamente, servir como um instrumento de social. Discute-se então o papel da escola e também o papel do educador neste contexto, enfatizando-se o significado político e ideológico da escola na sociedade. O estudo da escola e seus diferentes objetivos é uma questão que exige primeiramente uma reflexão sobre a sua identidade. Observa-se que a escola não pode ser analisada isoladamente das influências sociais, mas também não pode ser considerada como um instrumento através do qual haveria a mobilidade social desejada.

Palavras-chave : Escolarização; Mobilidade Social; Sócio-Cultural; Desenvolvimento; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )