SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número23Educação, escolarização e mobilidade social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de  y  GONCALVES, Mirian Buss. Uma avaliação do mérito de escolas de nível médio através da técnica de preferência declarada. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.23, pp.201-218. ISSN 0104-4036.

Sistemas escolares são, em geral, estruturas complexas e abrangentes, variáveis no tempo e no espaço. Grande parte dos estudos relativos a estes sistemas analisam aspectos quantitativos e econômicos. Este trabalho, no entanto, procura incorporar na análise de redes escolares aspectos de caráter qualitativo das escolas. O estudo se refere à identificação de características das escolas de ensino médio que permitam uma análise eficaz do mérito destas escolas, levando em consideração o ponto de vista dos estudantes. A metodologia empregada, para esta identificação e posterior análise, é baseada em técnicas de preferência declarada. Uma função de utilidade relativa é introduzida com o objetivo de estabelecer uma classificação das escolas analisadas. Os resultados obtidos se mostraram confiáveis e estatisticamente significantes, permitindo que se apresentem sugestões de estratégias viáveis para a melhoria do sistema em estudo.

Palabras clave : Redes Escolares; Modelos de Escolha; Preferências Declaradas; Avaliação do Sistema Escolar; Atributos das Escolas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )