SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número24Representações e influência social em situações educacionaisReforma Fernando de Azevedo no Distrito Federal: trabalho e cidadania para o operariado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GOMES, Candido Alberto. Sucesso e fracasso no ensino médio. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.24, pp.259-280. ISSN 0104-4036.

Este trabalho se propõe a analisar os dados sobre reprovação e abandono, cotejando-os com os resultados do SAEB/95 e 97. Considera que, tanto sob a perspectiva do paradigma do consenso quanto do paradigma do conflito, a escola exerce uma seleção onerosa para certos grupos sociais, tendo em vista que os critérios e instrumentos de avaliação dos professores contêm vieses de modo similar aos testes padronizados aplicados nacionalmente. Levando em conta estas limitações, verifica que, ao contrário do ensino fundamental, a taxa de abandono é mais alta que a de reprovação, sugerindo ser uma espécie de "reprovação branca". Ambas as taxas são ainda elevadas, mas tendem a declinar em todo o País. Porém a proficiência, medida pelos testes, é muito baixa e se manteve estável entre 1995 e 1997 São grandes as variações nos valores da média e da dispersão por Estado. Tais resultados não guardam relações aparentes com as taxas de reprovação, indicando a heterogeneidade de critérios dos professores. Não há evidência de que Estados mais rigorosos na aprovação tenham mais alta proficiência e vice-versa. No entanto, residência em área urbana e escolas que dispõem de um projeto pedagógico, gestão colegiada e trabalho docente em equipe são preditores do rendimento dos alunos.

Palabras clave : Ensino Médio; Rendimento Escolar; Reprovação; Abandono.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )