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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MARTINS, Angela Maria. Avaliando um programa de governo: a voz dos atores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.24, pp.309-335. ISSN 0104-4036.

Este trabalho discute os resultados obtidos em avaliação realizada sobre o processo, de implementação de um projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, entre 1992 e 1994, que propôs mudanças para a dinâmica de capacitação oferecida pelas Delegacias de Ensino. A questão principal que a investigação procura responder é: porque os educadores, via de regra, resistem diante de novas orientações pedagógicas ou de mudanças propostas em programas ou projetos de governo? A partir dessa questão inicial, o estudo analisa aas diretrizes político-pedagógicas implementadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no projeto "Capacitação de Assistentes de Apoio Pedagógico", e que propuseram mudanças significativas na dinâmica de formação continuada oferecida pelas Delegacias de Ensino, entre 1992 e 1994, verificando, em seguida, como os supervisores e assistentes de apoio pedagógico entrevistados se relacionam com esse processo, efetuando uma releitura das orientações oficiais apresentadas.

Palavras-chave : Avaliação; Educação; Mudança; Resistência .

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