SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número26Recursos federais, para educação fundamental: a longa história do descompromisso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CORTELLETTI, Ivonne A.  e  CASARA, Miriam Bonho. Formação de recursos humanos para atuação na área de gerontologia social: relato de uma experiência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.26, pp.101-121. ISSN 0104-4036.

O presente artigo relata a experiência vivenciada na Universidade de Caxias do Sul - UCS, no curso de Especialização em nível de Pós-Graduação em Gerontologia Social, com a finalidade de formar recursos humanos para atuarem com a terceira idade, enfocando a concepção e o desencadeamento do curso, bem como a proposta pedagógica e seu desenvolvimento. A abordagem relativa à concepção do curso apresenta: sua gênese, definição de objetivos, áreas trabalhadas, estrutura e funcionamento. A proposta pedagógica é abordada em suas bases teóricas e em sua operacionalização e avaliação. Essa proposta evidencia uma proposição teórico-prática concretizada no trabalho de aplicação e no trabalho monográfico, os quais representam a cada aluno a possibilidade de aplicar, em situações concretas, os conhecimentos adquiridos, reelaborados e construídos no decorrer do curso e, além disso, de ampliar a dimensão teórica relacionada às questões da terceira idade. Os resultados obtidos apontam para a alta significância do curso, considerando a necessidade emergente da preparação do indivíduo para a conquista de um envelhecimento bem-sucedido e a formação de recursos humanos para atuarem com a terceira idade.

Palavras-chave : Gerontologia Social; Terceira Idade; Idosos; Envelhecimento; Formação de Recursos Humanos; Proposta Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )