SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue27La Intitución Universidad desde las representaciones docentes: una aproximación a su caracterizaciónAs eleições para diretores enquanto instrumento de democratização da gestão escolar: uma análise da experiência implementada na rede municipal de ensino de Ponta Grossa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SIMONETTI, Vera Maria Medina; NUNES, Lina Cardoso  and  GUERREIRO, Daniel Paranhos. Avaliação institucional: representações sociais dos docentes oriundos de uma instituição particular da cidade do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.165-179. ISSN 0104-4036.

Este estudo pretende contribuir com o movimento de avaliação interna nas instituições de ensino superior (IES), sublinhando a importância da participação dos docentes no diagnóstico das divergências e tendências em relação ao processo de avaliação, tendo como objetivos: (a) apontar as representações dos docentes da universidade particular sobre a avaliação institucional; (b) analisar essas representações docentes à luz da Teoria das Representações Sociais; (c) identificar os possíveis entraves à implantação de um processo de avaliação relativos às possíveis representações expressas pelo docente; (d) propor procedimentos alternativos que amenizem esses entraves. Os pressupostos teóricos incluíram a avaliação institucional e seus aspectos ligados à Teoria das Representações Sociais. A questão das representações sociais foi alinhavada segundo alguns autores relevantes como Minayo (1995), Guareschi e Jovchelovitch (1995), Spink (1995) e Moscovici (1985, 1978). Apresentamos os resultados agrupados em 4 categorias matrizes, como proposta para a formação dos elementos pertencentes ao núcleo central: instituição, avaliação, democratização e entraves. Outros elementos compuseram a região periférica, a saber: auto-avaliação, alma da instituição, investimento financeiro e trabalhar com erros. Observamos que os indicadores apontam que a relação cognitivo-afetiva do sujeito individual e sujeito social é vital para a  implementação e continuidade de um processo democrático de avaliação institucional nas IES.

Keywords : Avaliação Institucional; Representação Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )