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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SIMONETTI, Vera Maria Medina; NUNES, Lina Cardoso  y  GUERREIRO, Daniel Paranhos. Avaliação institucional: representações sociais dos docentes oriundos de uma instituição particular da cidade do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.165-179. ISSN 0104-4036.

Este estudo pretende contribuir com o movimento de avaliação interna nas instituições de ensino superior (IES), sublinhando a importância da participação dos docentes no diagnóstico das divergências e tendências em relação ao processo de avaliação, tendo como objetivos: (a) apontar as representações dos docentes da universidade particular sobre a avaliação institucional; (b) analisar essas representações docentes à luz da Teoria das Representações Sociais; (c) identificar os possíveis entraves à implantação de um processo de avaliação relativos às possíveis representações expressas pelo docente; (d) propor procedimentos alternativos que amenizem esses entraves. Os pressupostos teóricos incluíram a avaliação institucional e seus aspectos ligados à Teoria das Representações Sociais. A questão das representações sociais foi alinhavada segundo alguns autores relevantes como Minayo (1995), Guareschi e Jovchelovitch (1995), Spink (1995) e Moscovici (1985, 1978). Apresentamos os resultados agrupados em 4 categorias matrizes, como proposta para a formação dos elementos pertencentes ao núcleo central: instituição, avaliação, democratização e entraves. Outros elementos compuseram a região periférica, a saber: auto-avaliação, alma da instituição, investimento financeiro e trabalhar com erros. Observamos que os indicadores apontam que a relação cognitivo-afetiva do sujeito individual e sujeito social é vital para a  implementação e continuidade de um processo democrático de avaliação institucional nas IES.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Representação Social.

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