SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número27Estado, democracia e educação em Niterói: avaliando as contradições de um caminho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GURGEL, Carmesina Ribeiro. Avaliação do desempenho docente: o caso do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.217-241. ISSN 0104-4036.

O objeto deste trabalho foi avaliar a qualidade da ficha de avaliação utilizada pela Universidade Federal do Piauí,  especificamente no Centro de Ciências da Educação(CCE), que é utilizado para medir o desempenho acadêmico do professor em sala de aula. Para este estudo, a população foi constituída por 803 fichas de avaliação respondidas pelos alunos do CCE, no ano letivo de 1996, nas quais foram avaliados 30 professores. Este estudo, de natureza quantitativa e qualitativa, demonstrou, por meio das análises estatísticas, que a ficha de avaliação docente atende à finalidade a que se propõe com a sua utilização. Através de análises dos discursos dos alunos, podemos também traçar o perfil do professor que apresenta desempenho acadêmico em sala de aula, consoante a percepção dos alunos. Os dados quantitativos foram digitados utilizando-se o SOFTWARE SPSS FOR WINDOWS (Statistical Package for Social Sciences), versão 7.5. Os dados de natureza qualitativa obtidos foram analisados dentro de uma abordagem fenomenológico-hermenêutica para melhor apreender os diferentes pontos de vista dos alunos e dos professores. Nas conclusões, buscamos delinear, a partir das análises realizadas, referências que poderão ser utilizadas para nortear as discussões sobre a finalidade e importância desta modalidade de avaliação como um instrumento valioso que venha contribuir para a melhoria do ensino superior no Piauí.

Palavras-chave : Avaliação; Desempenho Acadêmico; Análise Métrica; Abordagem Fenomenológico; Hermenêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )