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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Quem ganha e quem perde com a política do ensino médio no Brasil?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.459-496. ISSN 0104-4036.

Para responder à pergunta do título, o presente artigo aborda duas questões inter-relacionadas: que políticas educacionais são justas e eficientes para os alunos mais pobres, políticas que estendem a escolaridade sem assegurar qualidade ou políticas que priorizam a qualidade? E, no caso específico dos alunos que conseguem chegar ao ensino caracterizam do ensino médio, as políticas mais justas e eficientes são as que uniformizam currículo e exigem mais tempo para concluir uma formação profissional  ou, ao contrário, políticas que promovem a diversificação e facilitam múltiplas saídas nesse nível de ensino? O artigo se divide em três partes. Na primeira analisa a situação o ensino médio no Brasil. Na segunda aborda o mercado de trabalho. Utiliza dados da Fundação SEADE e da FIEMG para ilustrar, através de um estudo de caso, a natureza desses mercados e sua relação com educação. Na terceira apresenta e discute as propostas de mudança do ensino médio à luz dos dados apresentados nas duas primeiras partes e da experiência internacional. A conclusão é a de que as políticas que vêm sendo propostas pelo governo federal e implementadas em diversos não apresentam fundamento, sequer sólidos, e constituem-se em fator de aumento das ineqüidades que caracterizam as políticas públicas no Brasil, e especialmente as políticas educacionais.

Palavras-chave : Ensino Médio; Ensino Profissionalizante; Política Educacional.

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