SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número29Uma alternativa para avaliar as operações lógicas identificadas por PiagetA avaliação no estágio curricular da escola de enfermagem Anna Nery / UFRJ: o real x o ideal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

RODRIGUES, Sul Brasil Pinto. O espaço da escolarização versus a exclusão do espaço na cidade do Rio de Janeiro: um problema real?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.519-545. ISSN 0104-4036.

O autor analisa a relação entre o prédio e o estabelecimento dos seus espaços físicos da escola de ensino fundamental da rede pública escolar do município do Rio de Janeiro e a universalização da educação para todas as crianças cariocas, às quais é prometida a cidadania e a qualificação para a autonomia da vida social urbana. Dados da exclusão de aproximadamente 10% das crianças, em idade escolar, observadas nos anos 90 no município, se tornam mais cruciais na medida em que a institucionalização da “escola convencional” há algumas décadas, vem oferecendo quatro horas e meia de escolarização para as aproximadamente 85% das restantes crianças na escola, numa forma de condensação de espaço e tempo sob o critério da racionalidade de meios contraditória com os fins. Um problema real de política urbana de escolarização se evidencia na medida em que o planejamento urbano da cidade se torna problemático em função de constituir em força de exclusão da generalidade das crianças do espaço urbano, restando a elas a possibilidade de contar com um espaço escolar de horário integral. Desse modo, uma escolarização de tempo integral se torna imperativa.

Palavras-chave : Prédio Escolar; Planejamento Urbano; Escolarização Integral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )