SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30Contribuições modernas e pós-modernas para a aprendizagem de cunho reconstrutivoAvaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ’s): uma revisão conceitual do Modelo 3ER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ALGARTE, Roberto A.. Competência política da escola pública. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.27-42. ISSN 0104-4036.

A escola pública brasileira, para enfrentar as dificuldades que historicamente se colocam como obstáculos ao atingimento de suas missões e objetivos, tem que aprimorar a sua competência política. Para tanto há que, a partir de princípios teórico conceituais, formular e aplicar instrumentos operacionais de ação concreta. Nesta interseção entre ideal e real poderão as comunidades interna e externa da escola iniciar processos de mudança e estabelecer os laços recíprocos entre competência política, qualidade de ensino e autonomia gerencial/organizacional.

Palabras clave : Competência Política; Planejamento Educacional; Projeto Político-Pedagógico; Comunidade Local.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )